Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2011

Vamos parar pra pensar?

O Rio de Janeiro possui um deputado federal chamado Jair Bolsonaro. Pra quem acompanha o cenário político brasileiro de perto isso é mais do que óbvio, nenhuma novidade. Pra quem não acompanha, também! O bonitão ficou famoso após inúmeras declarações polêmicas que foram ao público no quadro "O Povo Quer Saber" do programa da Rede Bandeirantes "CQC".

Tais declarações do bonitão causaram um enorme debate na sociedade brasileira. Chegou-se a pedir a cassação de seu mandato. As posições político-filosóficas do deputado incomodaram a muitos. Obviamente (quase) ninguém iria declarar apoio a uma pessoa que destilou todo o seu preconceito e reacionarismo em rede nacional (a não ser quem fosse suficientemente idiota a ponto de sair mascarado na rua se declarando neonazista). Depois disso, o parlamentar do Partido Progressista (partido que possui suas raízes nos antigos PDS e ARENA) apareceu na televisão várias vezes pra tentar reverter a merda que fez. Como bom idiota, não conseguiu e só deixou mais clara ainda a sua inabilidade de debater, coisa essencial num Estado democrático de direito. No programa "Jogo do Poder" da rede CNT, Bolsonazi não só foi massacrado por seu 'colega' de profissão Chico Alencar (PSOL - RJ), como continuou a pregar o ódio e a violência a homossexuais. Fez questão de dizer que não é racista e reiterou isso o tempo inteiro. Em minha humilde opinião, o fato de ser racista ou não, não o torna menos lamentável e/ou desnecessário.
Mas todo esse reboliço causado por ele fez lembrar de certas coisas.

No final de 2010, a minha cidade, mais precisamente a região onde moro, foi notícia no mundo inteiro. Uma série de ataques de facções criminosas assustou a cidade inteira. Em seguida, a polícia fez uma série de incursões em um conjunto de favelas, em resposta ao que havia sido feito nos dias anteriores. Tais ações foram transmitidas pelos veículos de informação em tempo real, o que fez um monte de gente chamar o ocorrido de "GTA in Rio de Janeiro". Enquanto todos acompanhavam a ação policial do conforto de seus lares, e da companhia do inseparável Twitter, eu fazia exatamente a mesma coisa, porém com a visão privilegiada da janela do meu quarto do helicóptero da PM e também do Globocop. Enquanto rolava toda uma discussão acerca de segurança pública online (coisa que eu acho extremamente necessária, independentemente do meio de comunicação utilizado), vi de algumas pessoas comentários que me deixaram incomodados demais. (Veja o link: http://vouficarcomapernagrossa.blogspot.com/2010/11/violencia-paz-no-rio.html)

As declarações de Bolsonazi e a dessa gente caminha de mãos dadas. Pra mim ele é como se fosse um espelho dessa sociedade que quer resolver seus problemas da forma mais estúpida possível. Talvez ele seja um personagem caricato que faça você rever seus conceitos pra que não seja tão idiota a ponto de dizer que "pobre tem tudo que morrer", "ninguém quer ter filho viado", "gostar de alguém do mesmo sexo é doença", "o ex-presidente tem que ser fuzilado" ou qualquer coisa do tipo.

Então, por favor, povo do Rio de Janeiro, não façamos a merda de colocar um cara desses no poder novamente. Não queiramos viver em um ambiente de hostilidade, intolerância, desrespeito e burrice. Assim eu (assim como muita gente) me sinto envergonhado.