Total de visualizações de página

domingo, 23 de outubro de 2011

Assento para obesos

Parece que gradativamente temos assistido a um ganho progressivo de direitos por parte de setores da população que se não estavam à margem da sociedade economicamente, ao menos socialmente estavam (Ou ainda estão). Talvez o maior exemplo seja o dos homossexuais, que agora têm o direito à união estável e que tem buscado a cada dia quebrar o preconceito que os cerca. Mas não é só isso. Os deficientes físicos também buscam uma maior acessibilidade, negros lutam para por fim ao racismo (que apesar de muita gente afirmar o contrário, existe e muito no Brasil), os pobres lutam por ascensão social, e por ai vai...

Apesar disso, uma parcela ressentida da população, de forma um tanto quanto delinquente, parece se sentir ameaçada com esse ganho progressivo de direitos, alegando que estes são na verdade privilégios e que levam a nossa sociedade a desigualdade. Tal pensamento é tão forte, que é refletido (ou talvez até seja formado) na grande mídia nacional.

Quanto o assunto é reforma agrária: "É um absurdo você expropriar um grande produtor para dar a terra a um morto de fome que não sabe fazer porra nenhuma. Esses vagabundos tem que ir trabalhar e não ficar fazendo baderna na fazenda de quem quer trabalhar. Foda-se a reforma agrária."

Quando o assunto é Bolsa Família: "Esse governo é irresponsável, porque essa doação de dinheiro vai incentivar as pessoas a ficarem em casa e não irem trabalhar. Vão criar uma massa de vagabundos."

Quando o assunto é orgulho gay: "Viva o orgulho hétero, se eles podem, nós podemos também. Afinal de contas, viva a igualdade."

Quando o assunto é orgulho negro: "Temos que cuidar do futuro das nossas crianças brancas"

E agora nos ônibus existem os assentos preferenciais para obesos. Não foi motivo de discussão, mas o que será que os 'conservas' e a mídia corporativista burguesa (já que o termo ficou famoso) falariam sobre o tema? Ai vai o discurso pré moldado de outras situações: "Esse governo é um irresponsável, quer incentivar a má alimentação das crianças brasileiras. Criar um assento desses é incentiva-los a má alimentação, porque agora tem acesso a esse privilégio. Querem transformar esse país num grande mar de banha. Isso é uma vergonha!"

E ai, já pararam pra pensar em que jornal vocês leem e à que noticiários vocês assistem? Todo cuidado é pouco.