Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

Sorria por quê?

E pra quem?

Outro dia estava numa loja qualquer olhando algumas coisas que eu já nem me lembro mais, e eis que de repente, bate em mim uma vontade corriqueira, porém levemente constrangedora a qualquer homem que esteja em um lugar público: aquela vontadezinha marota de coçar o saco. Discretamente, me virei para um canto onde não notariam o que eu estava fazendo e aí me deparei com aquela famosíssima placa que diz: "SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO".

Na hora me bateu um baita de um constrangimento. Pensei: "Não farei isso agora, vai que os caras que tomam conta das câmeras tão vendo e começam a rir da minha cara sem eu estar ciente...". Aguentei mais um pouco, e ao sair da loja pude finalmente me aliviar - obviamente de maneira discreta, não ia fazer tipo assim:


Depois de um tempo, comecei a refletir sobre isso: Pelo menos desde que o Rodriguinho e os Travessos começaram a fazer sucesso com "Sorria que eu estou te filmando, sorria o coração tá gravando o seu nome aqui dentro de mim ouw, ouw, ouw, ouwl, sorria que o prazer já vem vindo, sorria o nosso amor tá tão lindo, não quero ver você tão triste assiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim" eu não me sentia tão incomodado ao ver uma placa dessas. Lembrei também que praticamente qualquer estabelecimento com uma estrutura considerável possui as tais câmeras de segurança.


Mas que puxa, será que todas as vezes que entramos numa loja, num prédio comercial, recepção de hotel, ou até quando estamos na rua somos alvo de alguma espécie de big brother para apenas algumas pessoas? Será que o nosso jeito de ser, de agir, que algumas vezes é espalhafatoso, mas dentro da "normalidade" vira um motivo de chacota pra pessoas que nem vemos, nem conhecemos? A que ponto somos tão expostos assim? Será que daqui a algum tempo, todos os lugares que iremos terão câmeras de segurança? Será que isso poderá nos convencer tanto de que é um instrumento em função do "bem comum"? Até que ponto a tal da prevenção não vira um negócio chamado "constrangimento"? E mais, quem é que está nesses lugares para garantir que estamos realmente seguros simplesmente por estarmos sendo filmados? E mais, por que deveriamos ficar felizes, se precisamos ser filmados em nome de uma (talvez) falsa segurança?

Na melhor das hipóteses, se isso tudo for realmente necessário, a presença das câmeras não me faz sorrir.
Me faz lembrar que todos nós temos que nos submeter a coisas desagradáveis porque nossa civilidade
parece ter morrido. Pior do que isso, nem pra coçar o saco eu fico mais a vontade.