Total de visualizações de página

domingo, 9 de maio de 2010

Máquina do tempo

Nunca fui daqueles que olham pro passado e o veem como uma época de plena felicidade, onde os seres humanos viviam em harmonia com tudo ao redor e talz. Sempre rejeitei um pouco esse saudosismo romântico de grande parte dos poetas. Me lembro bem das coisas ruins que aconteceram há tempos atrás, e não sei por que acabo de alguma forma me atendo a elas. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista. Mas fato é que nos últimos dias eu ''mudei de ideia'' e comecei a me lembrar bastante das coisas boas da minha infância.

Depois de diversas conversas sobre Toy Story, Power Rangers e Caverna do Dragão(ok, teve também sobre os Ursinhos Carinhosos, mas deixa pra lá) com a minha querida Ana Carolina(a grande culpada por eu estar escrevendo esse texto, um beijo, Carol), concluí o que eu já pensava sobre eu ser uma eterna criança. Lá estávamos nós, no meio do SAARA(o centro de comércio, não o deserto, é claro), procurando loucamente pelos bonecos dos Rangers que morfavam (quem é da minha idade sabe do que eu to falando), que eu tinha quando criança e fiquei muito puto(a ponto de querer xingar muito no twitter)quando os perdi. Quando achamos, e vi a coleção quase completa, senti como se tivesse voltando a uns 13 anos atrás e me lembrei de como era bom brincar com aqueles brinquedos velhos, fazer com que todos os bonecos caíssem na porrada uns com os outros, com que rolasse a maior pederastia entre os casais, e dar o final que eu quisesse a qualquer brincadeira hipotética. Como era legal brincar na água, fingir que eles morriam todos afogados graças a uma onda gigantesca gerada por algum vilão, e que depois uma força sobrenatural ressuscitaria todo mundo e o vilão morreria de um jeito mais escroto do que como eu geralmente morro nos meus sonhos estranhos. Ah que saudades...



E quem nunca pensou que os seus bonecos tinham vida própria? Atire a primeira pedra quem nunca foi dar aquela conferidinha pra ver se tudo estava nas mesmas posições que antes. Principalmente depois que o clássico da Pixar foi lançado, eu e outras crianças mongolóides ficamos com essa certa nóia, que até era divertida, gerava várias teses acerca da vida de seres supostamente inanimados.

E como falar de infância sem lembrar do Chaves e do Chapolin? Quem nunca teve vontade de ter uma barraquinha de refrescos, ou plantar uma árvore do dinheiro, ter uma bola quadrada(ou até mesmo aquela gigante que o kiko tinha), recitar ''A volta do cão arrependido'' 65 vezes, cantar ''Que bonita sua roupa'' em coro, ter uma marreta biônica, tomar pílulas de nanicolina, lutar com uma múmia, ter a varinha do ''Chirrin-Chirrion do diabo'', nomear o próprio cachorro de Satanás ou Madruguinha, ter um tabuleiro de xadrez para principiantes, comer um sanduíche de ovo, escrever na máquina de escrever com uma tecla só, desenhar uma Xinforínfola, tomar uma poção pra ficar invisível etc.

É nessas horas que eu queria ter uma máquina do tempo...

4 comentários:

  1. hahaha, adorei o post querido... E fui citada de novo (h) Ficou muuito legal como sempre, apesar de tu ter desprezado os ursinhos carinhosos, coitados -n UAHAHSUH bjks :*

    ResponderExcluir
  2. Um amigo meu me disse, certa vez, uma verdade irrefutável: se existisse uma máquina do tempo, o futuro jamais existiria.

    Parecemos um bando de românticos idealizando o passado: era a melhor época, os melhores desenhos, os melhores músicos, os melhores filmes.
    No presente só tem lixo.

    ... e agora você escuta a Elis Regina: " nossos ídolos ainda são os mesmos (...) você diz que depois deles não apareceu mais ninguém; mas é você que ama o passado e não vê... "

    Vá lá, Elis!
    O passado é tão charmoso.

    Hihi. Bom texto.

    ResponderExcluir
  3. ah cara, sabia que eu ia me gostar.. nostalgia é manero de mais.
    até hoje eu quero ser o power ranger verde, rsrs, brincadeira..


    mentira, é sério. e me diz onde tu achou os bonecos que trocam de cabeça pra eu comprar

    ResponderExcluir
  4. Você sempre nos brindando com suas colocações...de tudo isso que você escreveu, prepare-se para uma coisa...vc acabou de deixar sua infância de vez...e talvez não esteja entrando na fase adulta...na verdade você está começando a envelhecer...parece mesmo que viver tem suas crueldades. A melhor fase de nossas vidas é realmente a adolescencia, porém ela só dura 6 anos ( dos 12 aos 18 anos). E com a expectativa de vida do brasileiro girando em torno dos 75 anos, imagina o quanto vc terá que trabalhar, se estressar, formar e educar família e filhos, etc...Então meu nobre amigo, não se envergonhe desse seu rito de passagem. Já já você estará indo as festas de comemoração pelos 20 anos de término do seu Ensino Médio (no meu tempo ainda era 2° grau), curtindo as festas temáticas de sua época. Talvez eu seja uma das pessoas mais indicadas pra te falar e te avalizar sobre este seu saudosismo. Sou um homem preso nos Anos 80. Obviamente eu dispenso alguns tópicos, principalmente na moda. Mas a música,os filmes, os desenhos, as brincadeiras, na minha fanática opinião, são imbativeis. Claro que eu respeito muito a "Teoria dos Filmes com mais de 15 anos"...onde ela diz que não devemos ver alguns filmes com mais de 15 anos dos quais erámos extremamente fanáticos . Podemos com isso nos decepcionarmos tanto com o filme e sua extrema modernidade para época de seu lançamento, quanto com a gente mesmo, com a nossa ingenuidade de acreditar que aquele modernos efeitos especiais seriam os melhores pra sempre. Seja bem vindo, meu caro, ao clube da saudade. O importante é que você viva intensamente o presente, para que possa rechear seu futuro com deliciosas saudades. Talvez este incômodo seja o que nos empurra para a nossa profissão. Forte abraço

    ResponderExcluir