Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mas que porra é essa?

Passaram-se algumas semanas desde o término das minhas queridas férias, e eis que teria que voltar a frequentar a minha amada e longínqua Universidade Federal Fluminense. Porém, neste curto período de felicidade, que só durara por três míseras semanas, pude desfrutar dos confortos de uma vida de um eterno vagabundo. Nele, tive a oportunidade de ficar acordado até a hora em que desse na telha, e como consequência disso, pude me permitir assistir a diversos programas esdrúxulos da madrugada televisiva(Pros punheteiros de plantão, aviso que não fiquei assistindo Multishow, Cine Privê, muito menos Tele Cine Action). Até então, nada muito anormal ou peculiar. Eis que eu me deparo com algo que mudou a minha vida enquanto
telespectador:
A PROPAGANDA DO SUPERPAPO!

Exatamente, é isso mesmo, não se assuste. Quando eu digo que esta propaganda mudou a minha vida, eu digo que foi para pior. Se você já a assistiu, sabe o motivo pelo qual eu digo isso. Se você não a assistiu, deve estar pensando "Ah o Matheus tá sendo sensacionalista, é apenas mais um comercial de má qualidade que ele arrumou como desculpa pra fazer um texto praquele blog dele". E é verdade. Porém, esta não é uma propagandazinha leve de 2 minutos na qual você olha, sente uma pontada de vergonha alheia e ela passa, daí você volta a curtir o seu programinha. Anúncios assim existem aos montes, como é o caso da Tigre, do Mundial(o supermercado), a TVA(a mulher torcendo pro Uzbequistão é triste demais), a NET com a Claudia Leitte, a Ipiranga e os seus Kilômetros de Vantagem, o Protex e seus 100 versos que não rimam, sem contar nas propagandas eleitorais pra Deputado Estadual. Mas a do SuperPapo já se tornou quase um programa, não apenas um mero anúncio publicitário. Prova disso é que ela ocupa um espaço diário de mais de uma hora na Rede TV. Ou seja, dependendo do seu humor, ou é tortura, ou são momentos de risadas infinitas, pois ela se repete milhares de vezes, assim como o verso de "A Volta do cão arrependido", brilhantemente recitado pelo mestre Chaves.

Mas pra quem não sabe/não faz a menor ideia do que eu estou falando, contar-lhes-ei do que se trata. Simples assim: Todo mundo sabe que comerciais de redes de bate-papo tem um orçamento meio baixo, dai a qualidade do som, do cenário e quiçá dos profissionais de atuação envolvidos ficam claramente prejudicadas. E isso é um prato feito pra você que está assistindo ter a tão famosa vergonha alheia. Por quê? A resposta é simples. Redes de bate-papo geralmente gostam de passar a impressão de serem modernas, com gente bonita, descolada e super na moda. Mas o que aparece é exatamente o contrário. Pessoas não tão bonitas assim, cenários completamente sucateados e um roteiro completamente digno de virar webhit, assim como Lídio Mateus cantando Lei de Gaga.

Começa assim: Uma mulher pseudo-gostosa anuncia o produto e começa a falar coisas boas sobre a rede. Diz que há pessoas interessantes, legais, e que querem te conhecer. No final dá o número do chat e fala sobre os preços. Até ai nada que o diferencie dos demais. Mas é a partir daí que a graça(pra quem a vê) se desenrola. Começa a rolar uma musiquinha de fundo em italiano (aparentemente uma musica romântica), e ai começa uma narração sobre a vida de um rapaz. Ele reclama que trabalha muito, mora sozinho, não tem tempo pra nada, não tem amigos, e queria arrumar uma namorada. (Pausa para os comentários: PORRA! Quem não tem amigos, só vive no trabalho, e não consegue pegar mulher nenhuma NÃO é interessante muito menos descolado.) Eis que ele tem a incrível e genial ideia de ligar para o SuperPapo pra ver se consegue sair da fossa. Na narração, ele começa dizendo algo do tipo "Conheci uma menina muito legal, a nossa conversa foi ótima e a gente marcou de se encontrar amanhã na hora do almoço. A gente se conheceu no... superpapo". (Pausa para os comentários: Deu pra sacar a vergonha alheia até na forma com a qual ele fala de como ele conheceu sua amadinha. A hesitação presente na fala do personagem indica auto-humilhação, ou seja a propaganda deprecia a si mesma.) A saga do personagem sem nome vai se desenrolando. Ele fica apreensivo esperando que a hora do almoço chegue logo, como um menininho de doze anos que não sabe o que fazer quando pede pra ficar com a menina mais bonita da sala. Ele chega ao local de encontro, um local muito escroto, que me lembra o Bar do Seu Carlos (o Náufrago), onde eu fazia as minhas refeições na época de pré-vestibular(lugar este que ficava próximo à um valão, no bairro da Vila da Penha, no Rio de Janeiro). Um lugar nada romântico, com pessoas feias que comem comida podre. Ele chega, e pensa "Ela não veio". Mas espera, pois ela poderia estar atrasada. Nesse tempo, milhões de pensamentos existenciais passam por sua cabeça. Eis que chega a menina de seus sonhos, e ele resolve puxar assunto com ela pela pior forma possível. Mandando um bilhetinho via garçom de buteco. (Pausa para os comentários: PUTA QUE PARIU!!!!!!!!!! Por que não foi lá e falou decentemente? Precisava mandar bilhetinho de admirador secreto?). Eles se conhecem, se amam e terminam correndo e brincando em um parque mais abandonado que o parque Ary Barroso, em frente ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Rio de Janeiro.

Mas não acaba por ai. Aliás, a melhor parte da propaganda vem logo em seguida. Começa uma música com dois cantores, um homem e uma mulher. Ela parece a Ximbica. Ele parece o David Brasil, só que metido a rapper e sem a gagueira. As três primeiras estrofes são cantadas pelo cara, e a última(porém não menos irritante), é cantada pela mulher. Vejam a letra:

“Ficar sozinho não é minha opção,
todo mundo tem alguém, também tenho um coração.

No meio da noite na pista na balada,
tudo muito excitante mas não dá em nada.

Uma noite apenas, uma noite e nada mais
eu me entrego de cabeça, isso não me satisfaz.

Quero entender me entregar, sorrir curtir e te encontrar,
quero é te amar e te beijar fugir contigo desse lugar.”

Mas quem é que ''na pista, na balada" vai se entregar de cabeça? Só sendo muito trouxa, caralho!
Esses míseros versos poderiam ser destrinchados pelo resto do dia a fim de uma reflexão mais profunda, mas esse texto já tá me deixando meio retardado.

Fato é que precisamos de melhores marketeiros e publicitários. Se não a televisão e quiçá a internet estarão em pouco tempo afundadas em coisas desse tipo. E como diria Regina Duarte, "Eu tenho medo".

Pra quem quiser ir acompanhando: http://www.youtube.com/watch?v=2IWtfD5cZQ0

28 comentários:

  1. Caaaara, superpapo revolucionando a vida das pessoas... To ligada que tu tá tipo eu que nem consegue dormir sem assistir ao comercial(?) hahaha. Ótimo o texto :D

    ResponderExcluir
  2. Bem, tirando a letra, o ritmo da música até que é legal.

    ResponderExcluir
  3. A música até que é "escutável" kkkkk

    Pra quem é obrigado a escutar Rebolation todos os dias na TV, isso é um clássico.

    ResponderExcluir
  4. oh god...

    po cara, tá na hora de puxar materia na parte da manha, dormir tarde dá nisso hahauhahaua

    fica a dica
    two & half men no sbt a partir de 02:00

    ResponderExcluir
  5. obs1: tu se ligou no escritorio do cara?
    parede amarela com estrela vermelha?
    porra decoraçao de casa de festa pra criança.

    obs2: two & half men passa mais cedo de vez em qdo.
    fica a dica tb, colocar SAP se possivel;
    piada em ingles fica horrivel em portugues hahaha.

    ResponderExcluir
  6. Mas espere ai o que é que é aquilo ?....ela tirou um óculos...TÀ LENDO!!
    sahshauhsuahsua essa pra mim e a melhor parte eu me cacabo de rir. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Todos os dias que estou assistindo tv, mudo de canal e já até sei...lá está a música tocando e o clip passando...hahaha, estou até acostumada, acho estranho quando não vejo!rs

    ResponderExcluir
  8. Não durmo sem assistir!!!kkkkkkkk

    O ritmo da música é bom demais...rs

    ResponderExcluir
  9. Pesta atenção Babaca!!! A musica ( ritmo )é contagiante sim. Vai viver a vida e se preocupe menos em criticar o trabalho dos outros , vc é um frustrado!!!!! Só vê sombra em tudo ... Se orienta e vá se tratar...

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, cara teu post é PHODA demais, tudo o q eu pensei sobre o clipe,kkkkkkkkkk, tudo isso muito tosco, ridiculo e previsivel, o carinha do clipe(o solteiro) tem uma cara de que sofreu a vida toda,kkkkkkkkkkkkkkkkk, muito ruim mesmo, e o pior disso tudo é saber que varios trouxas ainda ligam pra esse tipo de serviço, haushaush. #Tenso demais. parabéns. ass:Bruno.

    ResponderExcluir
  11. Adoro a musica!!!
    Pô... Vc que assiste sempre, sabe como é o nome do grupo?
    hahaha

    ResponderExcluir
  12. Morei na Vila da Penha, e lá tem uns bares bem legais...
    Se não fosse área de risco, não ficaria a trás de URCA, JARDIM BOTÂNICO, HUMAITA e etc..

    ResponderExcluir
  13. HUUHUHSAHU , caraa me vicieei nessa musica, o mais engraçado é ouvir meu pai cantando kkkkkk!!


    "Mas espere ai o que é que é aquilo ?....ela tirou um óculos...TÀ LENDO!! CARACA MEU É ELA "!kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Amigo seu Post e digno de aplausos.
    Fica um apelo á aqueles que não possuem acesso a TV á cabo, serem obrigados assistir tamanha "MERDA"

    Como se não bastasse, você troca de canal e ainda se depara com os mais belos discursos de pastores "SEGUIDOS DO NUMERO DE SUAS CONTAS BANCARIAS" (ASQUEROZO)

    Vamos continuar assim Brasil, seguindo entre os piores países em educação, 53ª colocado entre 65 países.

    Para aqueles que gostaram da bela musica de fundo (shuhsu’s)

    http://www.youtube.com/watch?v=4CFQkcpz-fU = Youtube

    Eric

    ResponderExcluir
  15. Eu acho esse comercial muito digno! Acho que você é um historiador frustrado, que sempre quis trabalhar no comercial do SUPERPAPO. Aliás, todo mundo sabe que você gasta rios de dinheiro pagando conta de telefone por que as ligações pra Curitiba custam mais caro.

    ResponderExcluir
  16. Hei,

    Sinceramente, o clipe todo é bem rustico e pouco consistente. A questao do cara solteiro e sé e muito comum sim e na realidade o que muda a historia das pessoas sao as atitudes... isto muda o presente e o futuro, é somente tomar posse de certas ações.

    A musica em si tem uma letra muito pobre e apelativa. Vazia de conteudo. A cantora e fraca, porem a melodia e o ritmo são muito bons e poderia até ser melhor se houver um novo arranjo e mais investimento.

    Na realidade o negocio de sites e servicos de relacionamento nunca esteve tao em alta e e um processo quase que explosivo de crescimento.. tem espaco pra todo tipo de servicos, para os bons, para os otimos e para os horriveis... Afinal de contas tem gosto pra tudo....

    assinado: Eu, o imparcial!

    ResponderExcluir
  17. Quero entender me entregar, sorrir curtir e te encontrar,
    quero é te amar e te beijar fugir contigo desse lugar.”
    ha ha ha ADORO!!!!!

    ResponderExcluir
  18. o cara de black power e terno no bar pqp só gente feia;dae depois que ela lê o papael fica os dois se olhando e rindo 20 min hahahaha; e ele abraçado na cintura dela no parque que cena ridicula

    ResponderExcluir
  19. ah, fala sério... de tão brega é BOM DEMAIS.
    hahahahahhahaha

    adoro as musicas. anotem e baixem pq é bom sim.:

    http://www.4shared.com/audio/vZ53s4o_/alex_campos_-__eres_mi_sol.htm

    http://www.4shared.com/audio/4jR_pmM
    -/Franky_e_Jacque_-_Fugir_contig.htm

    Bjus...

    ResponderExcluir
  20. Esse é mais um programa de tv que pretende levar NADA para NINGUÉM... Quem procura escondido aquilo que está tão perto e visível, não sabe o que procura.

    Super Papo é pra quem não tem criatividade, autoconfiança, determinação nem coragem de chegar junto de alguém interessante e conquistar, ou pelo menos dizer que está interessado (a).

    Tentar conquistar alguém sem se mostrar, fazendo-se valer de um papo de galã de novela para quem não está te vendo é uma prova de que vc primeiro quer conquistar.. depois mostrar quem vc é apenas mais um idiota, alienado e infelizes, cuja necessidade de manter-se escondido atrás de uma linha telefônica é mais importante que sua aparência.

    Mas se por aí alguns vendem terreno no céu, fórmula da juventude, gato por lebre e até mesmo televisão FULL DH para cego.. não me admira que hajam tantas pessoas que curtem essa BOSTA como os usuários do SUPER HIPER MEGA ULTRA MASTER ESPETACULAR programa para coitados, SUPER PAPO.

    ResponderExcluir
  21. Não há dúvidas de que é uma das melhores peças publicitárias da década. A primeira faixa da trilha sonora do anúncio (qdo o carinha tá acordando e fazendo o 'relato')é gospel colombiano. Ou seja, nem com reza braba o cara descabaçava!

    ResponderExcluir
  22. pow...o comercial do super papo é muito legal, eu mesmo assisto por muito tempo mesmo repetindo e repetindo.. alem disso to procurando a musica pra baixaar beeijoos

    ResponderExcluir
  23. Li a postagem inteira. Infelizmente existe pessoas como ele. Minha vida é muiito semelhante a do personagem. É muito ruim não ter amigos e namorado. Existem muitas pessoas a minha volta, mas só aproximam com interesse, é muita falsidade. MAS EU MORRO MAS NÃO LIGO...KKKK...VOU PROCURAR OUTRAS FORMAS.....KKKK

    ResponderExcluir
  24. Bom, na verdade a música do comercial é muito legal, rendeu até uma "nova versão" aki: http://www.4shared.com/audio/93FyMpRY/Franky_e_Jacque_-_fugir_contig.html
    e eu assisto dempre que tenho tempo sobrando, só pra ver a musiquinha e pensar na vida enquanto a narradora fala "chegou o novo superpapo" (é novo faz tempo jah :)

    quem não curte, talvez nao tem bom gosto em música ;D

    mas nunca que usaria um papo desses, nem msn eu curto... prefiro ficar sozinho, sem ser minha opção, do que ter uma noite apenas, uma noite e nada mais, isso nao me satisfaz kkkkk

    ResponderExcluir
  25. aos que assistem ao vídeo de péssimo gosto, de produção pobre, e não sabem o custo de uma produção, ainda que com um resultado não tão bom, vai a dica, critica é sempre bem vinda desde não ofenda quem está trabalhando para ganhar seu espaço sua realização e claro, dinheiro que alias deve estar entrando e muito para o dono da idéia brilhante, se ele está disposto a gastar uma grana pra fazer um clipe com banda e uma hora de espaço em uma rede aberta...mas no geral gosto da musica, a cantora é gata e parece simpática..rsrs vou ligar pro superpapo pra ver se encontro ela...kkkk pesquisei algumas coisas e olhem o q encontrei...http://www.frankyejacque.com.br/ todos trabalhando para ter seu espaço... quem está ofendendo devia fazer o mesmo.
    abraços. marcioproseg@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oswaldo M. de Almeida Junior1 de maio de 2011 16:46

    Para os que criticaram o comercial, ou peça publicitária, como queiram... essa peça de publicidade que explora o que à maioria dos seres humanos mão tem, a felicidade a dois, sua alma gêmea, então é fácil criticar de maneira jocosa, quando pessoas procuram sua felicidade num contato com seus similares, que procuram uma saída para sua solidão, as músicas da trilha sonora, são envolventes e de fácil aceitação, tenho preferências por Rock pesado, mas essas músicas do superpapo, são adequadas e vale à pena ver nos links deixados nos comentários, Alex Campos - Sueño de morir-http://www.youtube.com/watch?v=759mkLBqezI&feature=related um belo clip, eu entendo de produção musical, programas de Tv e sei avaliar um bom trabalho sem ser preconceituoso ou desrespeitoso, na minha opinião se deve procurar à felicidade enquanto se tem vida, não fazer más escolhas e depois se arrepender, ser um frustrado ou recalcado, isso sim é ridículo, procure sua felicidade e seja respeitoso para seu próximo, deixe a vida te trazer o que é bom, se pondo à vista, não se escondendo, nunca desista de achar sua felicidade ou alguém que queira dividi-la contigo, é o que esse anúncio quer passar, se o "buteco" é sujo, as pessoas são feias, nada disso importa, se estás à procura de seu par, nada disso importa, como diz a balada do METALLICA, gostei muito das músicas eu estava querendo muito saber quem cantava e tocava, graças a este Blog achei, não concordando com seu conteúdo, mas, nada acontece por acaso, se tira o Bem do Mal que te fazem, ou te dizem, estou no YouTube no Canal Oswaldinho73, um abraço a todos de Bem...

    ResponderExcluir
  27. Aham, e ligar pro superpapo é uma ótima escolha em busca da felicidade.

    ResponderExcluir