Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Futebol e a mesma ladainha de sempre.

Eu gosto de futebol. Gosto de ver jogos do meu time, gosto de ir ao estádio torcer, de xingar a mãe do juiz e o caralho quatro. Também curto ver programas esportivos de debates e tudo mais. Acho que o futebol tem um grande valor cultural para o Brasil e outros países e creio que isso poderia ser analisado mais profundamente por nossos intelectuais. Apesar de achá-lo um tanto superestimado, é verdade (acho que outros esportes são muito mais emocionantes e divertidos de se ver e de se jogar), acho um esporte bem interessante.

O que eu não acho interessante, e pra falar a verdade, já deu no saco é a quase uniformidade dos debates sobre futebol no cotidiano que tenho percebido ultimamente. Não falo sobre o papel de jornalistas, porque estes conseguem ter um belo leque de abordagens temáticas. Me refiro a nós mesmos (talvez até me incluindo um pouco), gente comum da vida. E o que tem me despertado mais atenção são os debates entre torcedores de times rivais.

Que a rivalidade entre clubes existe, e isso é mais do que normal, assim como as gozações entre os torcedores dos mesmos, todo mundo sabe. E ai é que entra o que eu acho chato (que na verdade já achei legal, mas acho que já tá pior que a Praça é Nossa): AS PORRAS DAS GOZAÇÕES NÃO MUDAM! Além disso, essas gozações fazem parte de uma considerável (talvez a maior) parte do que falamos sobre futebol. Aqui no Rio de Janeiro, pelo menos eu já decorei o que falam: Flamenguista é mulambo, favelado, analfabeto etc (quando não apelam pra uma pitadinha de racismo e criminalização da pobreza). Vascaíno é vice vice vice vice e vice. Botafoguense é chorão e sem título. Tricolor é viado, série C, travesti e o caralho a quatro (com um tanto de homofobia ai também). E o mais do mesmo consegue tanto espaço que nego resolve perder tempo com gráficos e dados da época do Estado Novo, que afirmam quem é o maior vencedor, quem tem mais vice-campeonatos, quem é o mais glorioso, quem levou mais jogadores pra seleção brasileira, quem é o mais foda do mundo, quem é o mais insignificante, charges e mais charges postadas e comentadas a cada minuto nas redes sociais, quem foi o primeiro clube a fazer isso, quem foi o ultimo a fazer não sei o que, quem ja foi rebaixado, quem não foi e blablablablabla.

Tá beleza, é legal dar uma zoada naquele teu colega chato pra caralho, mas ficar falando as mesmas coisas toda vez que tem jogo é chato pra caralho. Parece que toda vez que eu entro na internet em dia de jogo eu já sei o que vão estar falando, e quem vai estar falando também. Vamo variar galera, tanta coisa pra falar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário