Total de visualizações de página

sábado, 27 de março de 2010

A mobilização pelo banal.


[O objetivo desse texto não é analisar um(ns) fato(s) especificamente, mas ter uma visão mais ampla acerca da repercussão dos mesmos e como nós reagimos a isso, em comparação com outros fatos.]

Eu havia prometido a mim mesmo que ficaria alheio a tudo isso. Mas a insensatez, a falta de lógica e de princípios de boa parte do povo brasileiro me deixa um tanto quanto confuso.
Pra começar, as já corriqueiras brigas de torcedores de times de futebol sempre me pareceram extremamente toscas. Ok, é ótimo torcer, vibrar, tirar sarro do time rival, gritar que nem um louco quando o desgraçado do atacante perde um gol e etc. Mas bater em alguém por estar usando a camisa de um time diferente do seu é no mínimo fundamentalismo (semelhante ou até pior do que o religioso). Pior, unir grupos(ou bondes, caso queira chamar assim), com músicas ameaçadoras e marcar brigas pós-jogo é coisa (como diria meu pai) de quem tem merda na cabeça. Aí eu pergunto: Por que (e pra que) tudo isso?

Mais recentemente, na história do nosso lindo e belo país, depois que aparecera um 'reality show' chamado ''Big Brother Brasil'', outro fato me gerou uma dúvida que me instiga até hoje: Por que (e pra que) isso gera tanta polêmica e discussão, a ponto de pessoas se tornarem chatas (e algumas chatas para C-A-R-A-L-H-O) quando passam a falar só disso? É como se toda discussão levasse a esse ponto e ficasse nele durante uma eternidade. Tem até uma galerinha ''brainless'' que acompanha a porra toda nos programas de fofoca. Ok, (antes que me chamem de radicalista e sem graça)beleza, é um programa de entretenimento que até tem lá a sua graça, mas ai eu volto a pergunta do parágrafo anterior: Por que (e pra que) tudo isso?

Enfim, não é por causa disso que eu estou escrevendo esse texto. Na última madrugada, tive o desprazer de acompanhar o desfecho e a repercussão do julgamento do casal Nardoni. 4 Canais de televisão(canais abertos) transmitindo o caso passo a passo. Uma porrada de gente nos arredores do local do julgamento, faixas, bandeiras, camisas, uma imensa mobilização da sociedade, em prol da condenação do casal. Até mesmo a galera do Twitter só falava disso. Mas antes que alguém pense que eu sou algum tipo de ser insano e/ou defensor de homicidas, já faço questão de desmentir isso tudo. O meu ponto não é esse. Mas aí eu faço a mesma pergunta pela terceira e ultima vez: Por que (e pra que) tudo isso? Esse não foi o primeiro e não será o último caso de homicídio de crianças no mundo, independentemente das particularidades que ele possa ter. E independentemente da sensação que isso possa gerar em cada um, isso não muda pra valer a vida de ninguém, senão dos condenados.

Mas por que não se vê tanto debate e tamanha mobilização para assuntos que realmente possam fazer a diferença na vida de todos? Acho que se algum marciano caísse em terras brasileiras numa ocasião dessas, pensaria que os transportes públicos são baratos e de excelente qualidade, que os funcionários públicos são muito bem pagos, que a violência urbana já foi extinta há séculos, o meio ambiente está em perfeita harmonia com o ser humano, que a corrupção já era(lembrar que no caso Arruda não houve nem metade dessa mobilização), que o sistema de saúde é próspero e que todos têm acesso à educação.

Não seria melhor que nós também nos mobilizássemos por isso? Ou pedir prisão perpétua pra assassinos em um caso isolado é o bastante?Fica pra reflexão de cada um.

Um comentário:

  1. é bom também lembrar que se pegassemos a metade do número de votos que são recebidos por "paredão" no bbb, poderiamos criar leis de interesse público, e até mesmo "eliminar" da NOSSA casa, Sarneys e Arrudas...mas não, realmente é melhor eliminar todos os inimigos de seu candidato a ganhar 1 milhão e meio...

    ResponderExcluir